3.8.09

Twitter e as Assessorias de Comunicação

Depois que o diploma de jornalismo caiu todo mundo acha que o jornalismo é fácil e qualquer pessoa pode escrever. Na mesma onda, muitos acreditam que o Twitter vai substituir a assessoria de comunicação. Esse pensamento tem um motivo. Vou explicar.

O técnico Wanderley Luxemburgo publicou no Twitter, em primeira mão, que saiu do Palmeiras e que tinha fechado com o Santos. O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga, anunciou, também por meio do site, que não chegou a um acordo financeiro com o Muricy Ramalho.

Em outros tempos essas informações eram divulgadas exclusivamente pela assessoria de comunicação. De preferência em uma coletiva de imprensa. Eu duvido muito que seja o próprio presidente do Palmeiras que atualiza a página. Deve ser a sua assessoria.

O Twitter é uma ferramenta importante para divulgar informações de forma rápida e exclusiva. Mas a sua atualização deve ter a orientação dos assessores de imprensa, para não divulgar informações que não deveriam ser publicadas.

O site abre diversas possibilidades de comunicação. Eu me considero como um usuário “básico”. Isso porque eu não utilizam os sites que complementam o serviço de microblog.

Eles são excelentes para quem trabalha com comunicação e precisa saber o que as pessoas estão comentando no Twitter. Um dos sites é o Tweetmeme. Ele disponibiliza as páginas que mais receberam links no twitter. A pesquisa pode selecionar por categoria (notícias, esportes ou tecnologia) ou, ainda por período (hoje, ontem ou na última semana).

Nenhum comentário: