8.7.09

Cultura no ônibus

livro no ônibus.jpg




Sempre acreditei nas iniciativas dos cidadãos. Eles possuem o poder de muda a realizada da comunidade que o cerca. Um dos projetos mais conhecidos, aqui em Brasília, são os pontos de ônibus cultural. Neles estão fixadas prateleiras com diversos livros e toda a sociedade é responsável pela manutenção e doação de novos exemplares.


Ontem tive o prazer te conhecer outro projeto, também voltado para os usuários do transporte público, chamado Cultura no ônibus. Nesse caso, os ônibus são equipados com portas-livro móveis, uma espécie de adaptação de uma sapateira, com capacidade de receber cerca de 40 livros.


A iniciativa é do cobrador de ônibus, o maranhense Antônio da Conceição. Segundo o idealizador do projeto, a intenção é incentivar a leitura, a escrita e o entendimento. Além de ampliar os lastros culturais e proporcionar acesso a livros em coletivos.


Não sei se as pessoas lêem os livros expostos, mas acredito que esse tipo de iniciativa que torna o país melhor. Assim, vejo Antônio como um exemplo de cidadão. Monteiro Lobato já dizia: "Um país se faz com homens e livros".




Conheça mais o projeto no blog cultura no ônibus.

Nenhum comentário: