22.7.09

O Twitter vai mudar o mundo?



A minha colega de trabalho, Clara Mousinho, respondeu a pergunta abaixo do fórum de discussão sobre novas mídias. De quebra, eu pedi para publicar no blog. É bom para ampliar a discussão.


Clara Mousinho


Saiu uma matéria no Globo comentando um artigo que saiu na revista "Time" a respeito de como o Twitter vai mudar o mundo. Por favor leiam e façam seus comentários, se concordam ou não, e porque? A propósito todos acompanharam a repercusão do Twitter no Irã?? Comentem a respeito.

Mudar o mundo é uma expressão forte, mas acho que o Twitter tem se mostrado uma ferramenta de comunicação muito poderosa. Uma idéia simples de Jack Dorsey para saber o que seus amigos estavam fazendo. O inventor pensou em 2006 que a ferramenta poderia ser uma oportunidade de construir um conceito.

A idéia deu certo, pois o Twitter se caracteriza pela rapidez, simplicidade e a possibilidade de interação com várias pessoas. Além disso, a ferramenta se agrega a outras tecnologias como RSS, SMS ou um programa especializado. Por isso, o Twitter foi decisivo no caso do Irã. Ele possibilitou uma interação de jovens cidadãos de diversas localidades do país que utilizaram o site para se organizar e promover protestos contra o governo totalitário. É um caso que mostra que uma mensagem enviada pela mídia pode causar uma reação em cadeia.

Acredito que o do Irã não seja um caso isolado, mas foi intensificado devido à falta de democracia no país. Outros casos de mobilização social de menor porte podem ser constatados como o movimento Fora Sarney no Brasil e o NO H8 nos Estados Unidos.

Outra revolução gerada pelo Twitter é a rapidez com que as informações são difundidas. Uma mensagem com 140 caracteres pode anunciar uma notícia em segundos, enquanto ela está acontecendo. Esse fator altera radicalmente o modo de ver a notícia de internet, que passou a ser divulgada mais rapidamente. Isso, na minha opinião, aumenta a instantaneidade da web e pode torná-la mais rápida que o rádio em alguns casos.

Confesso que ao escreve este texto para o fórum mudei minha idéia em relação ao Twitter. Tive a oportunidade de conversar com pessoas que tem mais contato com a ferramenta e entender a real importância dela. Pensarei seriamente em abrir uma conta.

Um comentário:

Clara Mousinho disse...

Ah que emoção!!!
agora tenho um artigo publicado no blog do Neno!!
bjos