28.7.09

Livro eletrônico Comunicação em Rede




Para quem se interessa, ou estuda sobre comunicação na era da internet, o livro eletrônico Comunicação em Rede é uma biografia obrigatória. Ele é gratuito e está disponível no site comunicação em rede.


Acostumamos escutar que estamos no olho do furacão, porque não sabemos o que acontece ou o que virá no mundo digital e o livro ajuda as pessoas a se situarem nesse universo.


A página é um livro ou o livro é uma página? No caso, acho que as duas coisas. Os temas passam entre mídia social, jornalismo online e jornalismo cidadão. Segundo a própria definição do autor, o jornalista Charles Cadê, “o formato wiki (similar ao da Wikipédia) facilita agregar recursos de hypertexto. Não é uma obra estática: é possível clicar, possui tags (etiquetas) e links para mais informações. Isso facilita a leitura fragmentada. Apesar de haver a sugestão de uma linha a ser seguida, os textos podem ser lidos separadamente, caso haja interesse apenas por tópicos específicos. Ademais, o formato possibilita atualizar a obra, inserindo dados recentes, novos textos. É possível acompanhar esse trabalho através do RSS da obra”.

Nenhum comentário: