1.4.09

Compartilhamento ou pirataria




Compartilhamento de conteúdo pela web é ou não é pirataria? Essa é uma grande discussão no universo online. Muitos consideram que os filmes, as músicas e os seriados que circulam pela internet em blogs, site e fóruns de discussões é meramente compartilhamento de conteúdo. Sendo a mesma coisa de você emprestar um uma revista ou disco (muitos nem lembram o que são) para o vizinho. Já para a indústria, que produz todos estes produtos, não é tão simples assim. A posição deles é clara. É crime e quem reproduz o conteúdo está violando as normas dos direitos autorais.

A imprensa tem o mesmo posicionamento da indústria. Até porque ela é beneficiária dos gordos anúncios publicitários das empresas de entretenimentos. Penso contrário. Creio que é somente um compartilhamento de conteúdo e não pirataria. Até porque não existe uma relação financeira entre quem publica e quem baixa o conteúdo. Mesmo assim eu continuo indo ao cinema, comprando cd, DVDs e livros, como anteriormente. Não existe sensação semelhante em ir ao cinema com a namorada ou ter a sensação de pegar e ler um bom livro.

Indo contra a maré, a revista Trip publicou uma matéria que mostra o outro lado da história. O lado de quem publica o conteúdo para ser compartilhado. É a primeira vez que leio matérias com esse enfoque. Leia a matéria na íntegra.

Nenhum comentário: