11.2.09

Blog e mercado de trabalho


Blog não é jornal. Jornal no sentido de ser o principal meio de se nutrir de informações. Tenho que revelar que ultimamente só estou lendo blogs. Muitos deles são verdadeiros jornais online. Como o blog do Ricardo Noblat, do Globo.com, e do Juca Kfouri, do uol. Noblat é o pioneiro do "jornablog".

O jornalista mantinha uma coluna semanal num jornal do Rio de Janeiro e decidiu criar uma página para publicar as notas exclusivas que eram descartadas pelo jornal, por estar velhas. Nessa época, em meados de 2000, ele já era um jornalista conhecido no meio da política, por ter trabalhado nos principais jornais do Brasil.

As notas exclusivas deram certas e todos os dias o acesso crescia. Os números chamaram a atenção dos grandes portais brasileiros. Nessa caminhada, ele passou pelo Ig, Estadão e atualmente o seu blog está hospedado no O Globo. Seu sucesso é graças a sua rede de fontes. As principais notícias sobre política são publicadas primeiro em seu blog. Para isso, ele conta com uma equipe de jornalistas. Há pouco tempo eu conheci um jornalista que trabalhou para o blog do Noblat. Ele relatou que o jornalista é obcecado por notícias. Imagino.

O Juca não fica longe não. Ele manter uma estrutura parecida com do Noblat. A diferença são os temas dos blogs, um de política e outro de futebol. Citei estes exemplos para mostrar que para ter um blog que queira competir com um "jornal", tem que ter "cunhão" (estrutura) e, principal, dinheiro para sobreviver.

As escolas de jornalismo têm que exigirem que os estudantes mantenham um blog. Principalmente para expressar as suas opiniões e exercitar o formato de texto jornalístico, ao publicar notícias sobre o bairro que mora. Além de utilizar todas as ferramentas áudios, vídeos e Slides.


O mercado de trabalho que saber o que você já produziu. Com o seu portfólio as empresas saberão se você é capaz de conquistar uma vaga de estágio ou emprego. Muitos pensam que blog dá para ganhar dinheiro. Tenho um pensamento pessimista sobre isso. Prefiro acreditar que o blog proporciona um ótimo portfólio e uma posição de destaque na batalha de um emprego, além de contatos profissionais. Ai sim, o blog poderá proporcionar um emprego e você ganhará dinheiro.

Muitos vendem está ilusão de ganhar dinheiro na blogosfera. Um ou outro blogueiro pioneiro ganhou dinheiro, não com o blog em sim, mas sim com algum produto ou serviço prestado por meio do seu blog. Essa é uma discussão que escreverei futuramente. Então não perca tempo. O que você escreve no blog será associado ao seu nome para todo o sempre.
Imagem gettyimages

Nenhum comentário: