19.1.09

Youtube como fonte de colaboração na internet

Acesso o Youtube todos os dias. Eu acho de tudo. Coisas engraçadas feitas por "anônimos", videoclipes e programas de televisão. Mas o que mais gosto mesmo é ver os vídeos dos shows das bandas que gosto. Principalmente quando elas tocam músicas de outras bandas. O ponto principal é a participação das pessoas. Elas vão aos espetáculos e shows e fazem as imagens para serem compartilhadas na rede. O que acho mais legal são as imagens feitas por diversos ângulos.

O site também serve para estudar. É isso mesmo! Sempre quando surge alguma dúvida sobre a utilização do Photoshop eu recorro ao Youtube. Isso que é web 2.0. O espírito de colaboração na internet, que vai de encontro com os princípios capitalistas, que tem de pagar por todo e qualquer tipo de conhecimento.

Sinto falta é de produções feitas por pessoas comuns mais elaboradas. Como vídeos de cunho regional e social, não somente coisas engraçadas. Na semana passada eu li no blog do jornalista Milton Jung uma pesquisa feita nos Estados Unidos sobre qual a principal fonte de informação dos americanos; televisão ou internet.

A pesquisa revela que a metade dos americanos entre 18 e 29 anos recorrem a televisão e outra metade a internet como a principal fonte de informação durante o dia. Fato surpreendente até o momento, porque a televisão sempre reinou como o principal meio de informação.

Isso mostra que sites de vídeos como o youtube e outros, possuem um enorme potencial de produção de conteúdo informativo. Claro que não será do tipo de informação imediata, mas sim aquelas mais elaboração gerada por pessoas comuns. Principalmente agora quando o site disponibilizou vídeos em alta definição e com maior duração.

Nenhum comentário: