12.1.09

Show da vida privada


Janeiro é mês do BBB (Big Brother Brasil). O reality show instiga a necessidade humana de saber o que os outros fazem na sua intimidade. O que as pessoas nunca perceberam é o maior reality show que existe. A internet. Mas nessa você é que expõe a sua vida para todos. Vou falar da principal ferramenta do “show da vida privada”, o Orkut.

Impressiona-me a capacidade das pessoas de se exporem na internet. Hoje é fácil saber o que elas fazem ou deixam de fazer. É só olhar o perfil do indivíduo no Orkut. A festa do final de semana, ta lá a foto da galera. O batizado do afilhado ou a festa de casamento, já, já as fotos novas reinaram no perfil. Já a viagem de férias a atualização é quase em tempo real. É o seu próprio Big Brother. Essa é a necessidade de “exibicionismo”.

A rede é um espelho da realidade, pelo menos deveria. Então devemos ter cuidado no que publicamos. O ditado já diz que “se cair na rede é peixe”, ou então, fica registrado para todo sempre. Principalmente se você é um estudante universitário e almeja um emprego. Várias empresas olham os perfis dos candidatos a vaga de emprego. O perfil acaba tendo o papel de cartão de visita. É bom você examinar as comunidades e as fotos do seu perfil que possam denegrir a sua imagem.

As minhas palavras não são um incentivo para você publicar informações que não condizem com a realidade. Pelo contrário, para te poupa de eventuais problemas. Todas as informações que se referem a você na internet será o seu portfólio profissional. Acredito muito no potencial das redes sociais, como o Orkut. Ainda mais como ferramenta de marketing para empresas e, como já falei anteriormente, como cartão de visita para pessoas físicas. Mesmo sendo um perfil pessoal (privado) temos que lembrar que a internet é um terreno sem privacidade.


Nenhum comentário: