7.1.09

Morar em Brasília é?

Não tem vulcão, tornado, tempestades e enchentes. No trânsito você não precisa andar com os vidros dos carros fechados por causa da violência. As ruas e os endereços são simétricos, fáceis de encontrar e agradáveis de andar. Apesar de ter ultrapassado mais de um milhão de carros o trânsito é relativamente tranquilo e sem os mega engarrafamentos que assombram as cidades grandes. Falando assim, parece que estou descrevendo uma cidade ideal. Um paraíso na terra. Que cidade é essa. Estou falando de Brasília, uma obra faraônica, planejada e construída em tempo record.

Uma cidade grande com clima de interior. Quem nasceu e sempre viveu em Brasília é acostumado com a rotina da cidade e não troca por nada. Já para aqueles que vêm visitar ou morar demoram em acostumar com as características da capital.

Às vezes eu acho maravilhoso morar aqui. Entretanto, tem dias que eu fico com o saco cheio. Tenho vontade de mudar para uma cidade que tenha praia e de preferência que seja no litoral nordestino.

Converso sempre com pessoas de outros estados e elas sempre falam bem das suas cidades. Já nós brasilienses, nem sempre temos o mesmo pensamentos em relação a nossa cidade. Muitos reclamam do comportamento frio das pessoas e da falta de opção para as baladas. Até porque Brasília não tem essa característica, ainda. Comparada a outras capitais regionais.

A minha intenção com este post é suscitar em nós brasilienses o amor a nossa cidade. Então, você que mora, ou que já morou em Brasília, deixe o seu depoimento nos comentários com o seu olhar em relação à Capital do nosso país.

3 comentários:

Raquel Filippi disse...

Eu penso em sair de Brasília e ir morar no Rio de Janeiro. E tenho como segunda opção São Paulo.
Mas no fundo, no fundo, acho que se eu sair daqui vou sentir muita falta dessa tranqüilidade que ainda resta para nós brasilienses.

Não temos baladas nem praias.
Mas temos nossos barzinhos e o nosso lago Paranoá.
Não temos recorde de violência e o número de invasões é muito pouco, se comparamos com outros estados.

O bom de Brasília é que é uma cidade planejada.

Mas tem uma coisa me causa um certo medo.
Acho que tem muitas casas, muitos prédios para poucos empregos.
Isso futuramente pode ser um caos.

Bem, está bom de comentários, estou quase escrevendo um texto já. Hehe.

Adoro Brasília, adoro o céu de Brasília. Ah, esse céu...

E praia?!
ah! tem praia logo ali em Porto Seguro ;)
rs

beijo

Clara disse...

ótimo post!
só quem nasceu e vive aqui tem um carinho especial por esta cidade. Não troco Bsb por nada!
bjo

Lanier Rosa disse...

Com a experiência de já ter morado no Interior de São Paulo por alguns meses, digo que Brasília é um lugar maravilhoso para morar. Foi morando fora que aprendi a valorizar a beleza de Brasília. Se antes a sua arquitetura passava por mim como rotina, hoje aproveito cada minuto para valoriza-la. Por isso sou a favor da Campanha Brasília, Meu amor!
ótimo post.