26.1.09

Entrevista com João Porto do blog Manual dos Focas

Endereços e telefones das empresas de comunicação em Brasília, classificados de emprego na área de comunicação e ficar por dentro de cursos e palestras, tudo isso você encontra no blog Manual dos Focas. Criado numa disciplina de faculdade, o blog virou referência na cidade. Conversei, por e-mail, com o editor do blog, João Porto. Conversamos sobre o blog e o cenário da blogosfera em Brasília. Segue a entrevista com o jornalista/blogueiro.

Como e quando surgiu a idéia de criar o blog Manual dos Focas?

O Manual dos Focas foi idealizado no final de 2007. Minha idéia era criar um lugar onde os jovens jornalistas pudessem debater e informar sobre o bom jornalismo.

Quantas pessoas então envolvidas no projeto?

O projeto foi criado numa disciplina experimental de faculdade. Naquela época existiam quase 20 pessoas atuando no blog. Atualmente o blog continua sua vida com sete jornalistas de Brasília e mais dois correspondentes em outras regiões. Mas nosso blog não existe limite de colaboradores. Por isso qualquer jornalista pode participar.

O site tem alguma inspiração no blog Novo em Folha, da Folha de São Paulo?

Na verdade conheci o blog da Ana Estrela depois da criação do Manual. Mas respeitamos muito seu trabalho com os jovens jornalistas da Folha de São Paulo.

As pessoas envolvidas no projeto são estudantes ou são jornalistas formados?

Atualmente apenas um colaborador ainda é estudante. Mas o Manual é um fórum em mutação. Meu maior desejo é que sempre apareçam novos colaboradores (jornalistas e estudantes).

Qual é a sua avaliação sobre os blogs do pessoal que mora em Brasília?

Os poucos blogs que conheço em Brasília são muito diversificados. Participo ativamente das reuniões etílicas dos blogueiros de Brasília (#blogs_df) e vejo que existem pessoas muito diferentes que escrevem diversos assuntos.

O blog como muitos sabem é um veículo de comunicação. Este veículo ainda é muito mal aproveitado pelos jornalistas tradicionais.

Até o momento qual foi à maior dificuldade em manter o blog?

A principal preocupação é com o conteúdo de qualidade. Para se ter bons posts é preciso de tempo. Como a maioria da equipe do Manual trabalha na mídia tradicional o tempo para o blog é um pouco comprometido.

O blog pretende utilizar outros recursos para ampliar a forma de disponibilizar conteúdo, como videocasts ou podcasts?

Sim. Existe um planejamento para criamos uma sabatina em vídeo chamada de Foca Entrevista, um bate-papo descontraído com jornalistas renomados. Mas como a falta de tempo é um fator que complica o conteúdo do blog, ainda não conseguimos realizar este vontade.

Como tudo na vida precisa de dinheiro, como fica a questão da publicidade no blog. Vocês irão utilizar ferramentas online de remuneração ou irão buscar parcerias com empresários locais?

O blog já utiliza o Ad-sense do Google. Mas gostaríamos de vender espaços publicitários para outros clientes. O Manual ainda não conseguiu se autossustentar (nova ortografia, hahaha) nossa intenção é conseguir um bom servidor para o blog quando isso acontecer.

Para finalizar, você poderia falar sobre a experiência em manter o blog?

A melhor coisa no blog é que você se expõe ao ridículo. Os jornalistas são conhecidos pela a falta de humildade. Isso muitas vezes ocorre pela dificuldade de chegar perto de seu consumidor final. Com o blog você mostra suas idéias ao mundo e pode ser criticado online pelo leitor. É obvio que quando você recebe um elogio é muito bom, mas ter seu texto analisado por milhões de pessoas na rede é uma ótima forma de apreender a ser humilde e pensar melhor sobre suas idéias.


Nenhum comentário: