6.1.09

Cartilha que ensina como montar um blog

Diariamente eu leio diversos artigos sobre blogs, blogosfera e como montar e editar um blog. Existem vários métodos e teoria. O assunto meche comigo. Até o ponto de pensar em fazer a minha monografia sobre os blogs. Mas infelizmente não consegui fazer um recorte e escolher um ponto para analisar, pois o tema é vasto.

Para quem não está inserido na blogosfera ou que gosta do assunto, pode até achar cansativo falar da mesma coisa. Eu tive o meu primeiro contato verdadeiro com os blogs em 2004. Antes disso eu já lia alguns, mas nunca tive interesse em ter um.

O que sempre me encantou nos blogs foi a facilidade em editar e publicar um texto. Assim, amigos, parentes distantes e pessoas com os mesmos interesses têm a possibilidade de compartilhar informações. E para os mais ousados podem utilizar podcast e o videocast.

Apesar dos blogs terem mais de 10 anos existem “poucos” estudos acadêmicos sobre o assunto. Geralmente eles ficam entorno do impacto dos textos e poder dos blogs como mídias alternativas. Para quem quer começar ou possuí um blog e quer aprimorar a sua página existem textos dispersos em diversos blogs. Entretanto, a meu ver eles são sempre superficiais.

A publicação mais completa que tive acesso até hoje é está cartilha bê-a-blog. Ela reúne 120 dicas conceitos, idéias e estratégias básicas e orientações para quem pretende começar na blogosfera. A cartilha foi feita com o apóio de alguns blogueiros experientes da blogosfera brasileira. Essa é uma biografia primordial para quem pretende conhecer ou ter um blog.

Nenhum comentário: