21.10.08

Renovação da concessão da Globo em Brasília


Olá galera, me desculpem pela ausência. Nestes dias eu ando sem tempo para escrever para o blog. Mas vamos o que interessa. Na última sexta-feira, teve uma audiência pública na Câmara do Distrito Federal para avaliar a renovação da concessão da TV Globo de Brasília, que venceu em outubro do ano passado.

Convidada para participar da audiência, a Rede Globo não compareceu. A audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal não determina a concessão. Da reunião, será encaminhada uma carta para a Rede Globo com as sugestões dos participantes para que possa se adequar ao que pensam ser constitucionalmente correto para renovar a concessão e também um relatório à Câmara Federal, para que ajude os deputados a avaliarem a questão.

Entre as sugestões, a deputada Érica Kokai informa que está o compromisso que a Rede Globo deveria assumir para regionalizar mais a programação e abrir espaço a programas independentes.

O jornalista Jonas Valente, do Intervozes, diz que a Rede Globo é praticamente uma retransmissora da programação que vem do Rio e de São Paulo. “O conteúdo local produzido é de apenas duas horas”, afirma o Intervozes.

Valente sugere que, para que seja renovada a concessão, a Rede Globo em Brasília se comprometa a seguir o que a Legislação propõe, como conteúdos regionais e de produção local. “O tempo de produção local é só de telejornalismo, não há dramaturgia ou outros programas. Propomos também um programa de debates na programação”, disse o membro do Intervozes.


Nenhum comentário: