7.10.08

Portais de olho nos blogueiros


O caderno de informática Link, do Estado de São Paulo, publicou ontem uma matéria que diz que está aberta a temporada de caça a blogueiros. Segundo a matéria, os portais estão à procura de talentos na blogosfera para incorporarem aos seus sites.

“Em três meses o Yahoo já “anexou” 108 blogueiros, o Pop encampou dez e o Abril.com na quarta passada, consolidou a tendência ao anunciar seus cem “Vips” num coquetel regado a champanhe e canapé”, diz o jornal.

Já a editora do Abril.com, Aline Sordili, acrescenta que “os blogs dão a visão do internauta sobre as notícias e geram uma comunidade”.

A matéria informa também que o projeto da Abril, lançado na última semana, foi o mais polêmico. A empresa convidou 400 blogueiros a montar blogs em seu novo publicador. Muitos, porém, acusaram a Abril de querer, na verdade, apropriar-se de seus conteúdos, já que não seriam pagos. Na descrição do projeto, os VIPs ganham “destaque e cursos online sobre web e gestão”. Mesmo com a polêmica, cem blogueiros toparam. A idéia é chegar a 200.

Os grandes portais Ig, Terra e Uol também “estão de olho em novos talentos”. Só que o ritmo é mais lento. “Já temos blogs há muito tempo”, diz o gerente de interação do Uol, Fernando Madureira. Segundo ele, os portais que descobriram os blogs agora querem, na verdade, conteúdos para atrair visitas, já que a publicidade online cresceu 44,4% no primeiro semestre, aponta o Projeto Inter-Meios.

Segundo o Tiago Dória esse movimento será o responsável por consolidar a blogosfera no Brasil.

Nenhum comentário: