31.10.08

Niemeyer protesta contra obra no Eixão

Já faz alguns meses que fiquei sabendo da idéia do governador de Brasília José Roberto Arruda de fazer uma mureta de concreto na faixa central dos Eixões Norte e Sul. Eu fiquei abismado com a idéia. A justificativa é que várias pessoas morrem atropeladas na via. Mas temos que considerar que temos várias passarelas subterrâneas. Entretanto, os pedestres não sentem seguros em atravessar nelas. Aí o governador teve essa grande idéia das muretas.




Na minha opinião é melhor o governo fazer a revitalização das passarelas e oferecer mais segurança aos pedestres. O arquiteto, centenário, Oscar Niemeyer enviou uma carta ao governador considerando a obra “lamentável, absurda e de mau gosto” e pediu uma nova reflexão sobre a proposta. Na carta Niemeyer diz que pensou em “escrever um artigo dizendo que Lucio Costa não merecia tanto desrespeito a seu trabalho de urbanista”.

Penso que os moradores de Brasília devem fazer algum tipo de manifestação contra os projetos que descaracterizem a nossa cidade. Porque é mais vantajoso para eles abrirem licitações para novas obras do que revitalizar e oferecer segurança a população, no caso das passarelas.

Nenhum comentário: