8.10.08

Blogosfera e a Comunicação Contemporânea

Participei ontem, aqui em Brasília, do debate Blogosfera e a Comunicação Contemporânea, no Congresso de Ensino e Pesquisa no Uniceub. A mesa foi composta por alguns professores da universidade e pelos blogueiros Pablo Emílio e Alessandro Andrade, do Fatos Inúteis.

Apontamentos sobre as práticas de comunicação pública no jornalismo e na publicidade, foi o debate que antecedeu a mesa sobre a blogosfera, que no final acabou, ao meu ver, prejudicando o debate. Porque as pergunta ficou em torno da comunicação pública e não na blogosfera em si.

Teve também a apresentação de alguns alunos de uma pesquisa realizada no Uniceub, que traça o mapa da blogosfera dos alunos de comunicação da instituição. A pesquisa apresentou alguns dados curiosos.

Eles descobriram que 82% dos alunos de comunicação, publicidade e jornalismo, possuem ou possuíram, em algum momento, blogs ou fotologs. Já os alunos de jornalismo, utilizam as páginas para praticarem a profissão e servirem de portfólio profissional. Destes, 48% consideram seus blogs como jornalísticos.

Sobre o conteúdo dos blogs dos universitários, foi percebido que a Política é o tema mais explorado. Em segundo lugar ficou os temas variados; entretenimento, esporte, pensamentos. Apesar de ter fugido do tema proposto, blogosfera, em especial a de Brasília, a mesa foi produtiva ao levar o assunto para uma universidade, ainda mais na nossa cidade.

Nenhum comentário: