28.8.08

Capital do Surf


Neste final de semana acontece a quinta edição do Campeonato Mormaii Brasileiro de Wakesurfe, no Pontão do Lago Sul, em Brasil. Realizado pelo Movimento dos Sem Praia, da Mormaii, o evento está se tornando uma tradição na Capital Federal.

O wakesurfe consiste em uma lancha que forma uma onda de quase 1 metro e o surfista percorre fazendo manobras, sem ser puxado por nenhum cabo. A competição tem critérios semelhantes aos do surf, com os atletas eliminando seus adversários conforme o alto grau de dificuldade com que realizam as manobras e acertam.

A organização do campeonato promete que os atletas mais conceituados na modalidade e surfistas convidados darão um show de manobras radicais. Este ano estará no Lago Paranoá 50 surfistas, dos quais oito são mulheres.

No sábado serão realizadas as eliminatórias, marcadas para iniciar às 10h. Já as finais serão no domingo, no mesmo horário. Os vencedores ganharão prêmios em equipamentos do esporte. Durante o evento está previsto o lançamento do filme Primeiro Turno, sobre surfe, com a participação do campeão mundial de kitefurfe Guilly Brandão, vencedor de 2007. A primeira edição da competição aconteceu em 2004, também no Pontão do Lago Sul.

O wakesurf é bastante praticado no Lago Paranoá por surfistas que se mudaram para a capital ou por aqueles que só tem acesso às ondas do mar nas férias e feriados, devido à distância da costa.

Nenhum comentário: