29.7.08

Informação ou propaganda


O Brasil possui três grandes revistas semanal de notícias. Veja, IstoÉ e Época. O que sempre me incomodou foi o fato delas terem mais propaganda do que notícias. Então, eu fiz um teste. Peguei cada exemplar da revista nesta semana e contei quantas páginas de propaganda cada revista possui antes da primeira reportagem. Não contei o resto da revista.

Comecei com a revista Veja. Ela custa na banca R$ 8,40. Quando compramos uma revista ou jornal, o que queremos é ler as notícias. A primeira matéria jornalística da revista aparece na página 68. Até chegar a ela temos as páginas amarelas, aquelas frases da semana de políticos e famosos, editorial e 50 páginas de propagandas. Somente 18 páginas são de conteúdo relevante.

A IstoÉ tem o mesmo preço da Veja. Nela a primeira reportagem aparece na página 36, destas, 24 são propagandas. Já a revista Época é a mais barata do seu segmento, custando R$ 7,90. Nela você tem que passar por 40 páginas para chegar a primeira reportagem. Destas, 23 são somente propagandas.

Das três, eu gosto mais da revista Época. Tanto pelo layout, que é mais agradável do que as concorrentes, e pelas informações, que ao contrário das outras, não fica somente na política. Assim, vejo que as revistas são feitas somente para propaganda e as notícias servem somente para preencher as páginas que não possuem propagandas.

Nenhum comentário: