24.6.08

Mazela das novas tecnologias


O blog Novo em Folha indica uma matéria do NYT sobre os malefícios da web 2.0 à saúde. A matéria cita três casos extremos de blogueiros mais velhos: dois morreram repentinamente de problemas cardíacos e um terceiro sobreviveu a um enfarto. O repórter não faz sensacionalismo nem indica uma epidemia, mas investiga o estilo de vida das pessoas que fizeram da produção de conteúdo para a internet seu ganha-pão.


“Problemas para dormir, aumento de peso, estresse agudo pela necessidade de estar sempre escrevendo posts, gravando podcasts e editando vídeos são os principais indícios. Alguns são pagos por post escrito, outros pelo número de leitores. Todos só lucram se conseguir se antecipar à concorrência e conquistar a publicidade on-line, mesmo que tenham que adiar a qualidade de vida para depois que se tornarem milionários", diz o post.



A blogueira Ana separou dois trechos da matéria que está em inglês:

"Não seria ótimo se disséssemos que nenhum blogueiro ou jornalista poderia escrever uma matéria entre as 20h do horário Pacífico e o nascer do sol? Aí todos nós poderíamos descansar", ele acrescentou. "Mas isso nunca vai acontecer."


"Ele disse que a evolução da economia "pay-per-click" colocou a ênfase no tráfego de leitores e retorno financeiro, e não no jornalismo."

Nenhum comentário: