17.6.08

Blog: Mídia ou somente um diário pessoal


A blogueira-jornalista, Samantha Shiraishi , postou no blog Boombust, um texto que começa com questionamento: “Blog é mídia... mas muitos blogueiros ainda não se deram conta disto”.


Sem dúvidas os blogs podem ser considerados mídia. Mas será que o mar de blogueiros quer ser considerado como tal? Eu penso que não. Existem sim aqueles que querem aparecer, ter fama e reconhecimento. Entretanto, a grande maioria quer somente ter um espaço para escrever e mostrar seus textos para os amigos.


No final de maio, a Textual Serviços de Comunicação, divulgou o resultado de uma pesquisa feita com 37 editores de blogs. A pesquisa foi feita para avaliar o relacionamento entre os blogs e as assessorias de imprensa.


Uma das perguntas feitas para os blogueiros foi o que os move a manter blog? 45% dos blogueiros responderam que mantinham um blog para expor experiências, paixões pessoais e gerar conhecimento. E somente 22% mantinham um blog para colocar em discussão um tema que julga não ter espaço na mídia.


Assim como Samantha, vejo que os blogueiros não reconhecem o potencial da ferramenta. Em 2005 o jornalista norte-americano, Hugo Hewitt, afirma em seu livro (Blog-Understanding the information reformation that’s changing world) que a blogosfera é a própria mídia. Segundo Hugh, o público está se transferindo rapidamente dos meios tradicionais (televisão, jornais e rádios) para blogosfera. Pois ela oferece a mesma mercadoria, a informação.


As pessoas querem informações e a blogosfera está cheia delas. É tudo o que os internautas querem.

Um comentário:

. disse...

Fala Breno, dei uma turbina no meu blog, dá uma olhada lá..